quinta-feira, 17 de maio de 2007

Glórias do passado

Fui ao baú e encontrei as glórias do passado. Mas hei-de ir ainda mais fundo! Mi aguardem, vice!

1.ª Tribo e 2.ª Companhia de Queluz. Acampamento no Outeiro da Cabeça (~1982). De quem me lembro: Alexandra, Flores, Guida, Meireis, Victor, Paulo Jorge, Fernando, Eduardo Jorge, Alexandre

Zé Chantre e Zé Rito no primeiro acampamento da patrulha livre (com os franceses, em Portugal) - ~1978.

Actividade ao Castelo dos Mouros, Sintra. Álvaro, Zé Rito, Zé Chantre e Rui Rocha, Nuno Faria. Acampamento no Outeiro da Cabeça, ~ 1983. João Costa, Zé e Rui Pilar.

Acampamento

Có...Có... Có...Corujas!

Gloriosa peregrinação a Santiago de Compostela 1989.
Patrulha Livre das Corujas - Queluz.
A mais baixinha é a chefe

segunda-feira, 14 de maio de 2007

Paint-Ball

Conforme ficou semi-combinado no encontro de dia 25 de Abril, marcou-se uma actividade de paint-ball para os apreciadores da modalidade. Será dia 3 de Junho (Domingo), se houver inscritos que o justifiquem e o custo deverá rondar os 18€ com cerca de 400 bolas/jogador. Estejam à vontade para levar amigos. Se o evento for desculpa para uma petiscada tanto melhor. Aguardo noticias! Abraços e beijinhos
João Mendes

quinta-feira, 3 de maio de 2007

Os madrugadores do encontro

Foto enviada pelo João Costa


Ch. Nelson, João Miguel, João Costa e Carlos a justificar aquela barriga.

Quem a quiser com melhor qualidade volte ao meu álbum.

terça-feira, 1 de maio de 2007

Homenagem a um muito querido Irmão Escuteiro

Rev. Pe. Luís Nolasco, Monge Cartuxo

Este nosso Conselheiro Religioso que desde a primeira hora perfilhou o nosso ideal, esforçava-se por nos chamar pelo nosso nome próprio, logo que nos conhecia. Desafiava-nos. Todos podemos dar testemunho disso. A ele devo o perseverar no combate ao vício de fumar. Recordo como um dia vendo um amuleto (destes da adolescência) no pescoço do Nuno Duque, lhe pediu que o retirasse para o observar melhor na sua mão e logo lhe propôs uma troca: o amuleto por um bonito terço de madeira que retirou do bolso. O Nuno compreendeu e aceitou a troca.

Todos os mais velhos se lembrarão da peregrinação à Senhora do Cabo, onde nos foi concedida a graça de termos, a caminhar connosco, o Pe. Luís Nolasco. Durante todo o caminho não tirou dos ombros um saco de alças, destes de desporto, que continham os seus haveres, senão quando chegados ao local onde pernoitávamos. Seguia sempre à nossa frente, só ou acompanhado por um de nós. Na primeira noite montamos uma tenda para que dormisse mais confortável. “Nem pensar. Para mim, não. Que durma lá o Carlos que é mais velho, casado e pai de filhos!”. E a tenda ficou montada sem que ninguém tivesse dormido nela. Dormimos todos ao relento.

Vale a pena lembrar-vos o que nos disse, na hora da despedida, aquando da homília da sua última celebração eucarística, em 18/7/1998 a.D. (como escrevia as datas) antes da partida para o Mosteiro Cartusiano:

“[…] Para a quase totalidade de vós, estas são as últimas palavras que prenunciarei sobre a terra, se Deus, como o espero e suplico, me der a graça da perseverança na santa vocação cartusiana, a que me chama.
[…]
Antes de concluir, pede-me a caridade que agradeça a todos vós, particularmente a todos os leigos e consagrados empenhados na Pastoral das Vocações, nas Paróquias e nos Institutos de Vida Consagrada, a vós, colaboradores do Secretariado Diocesano da Pastoral das Vocações, a vós, paroquianos de São Nicolau, a vós, queridos rapazes acólitos, a vós amigos e irmãos do Verbo de Vida, em Portugal, a vós, irmãos do Movimento das Famílias de Nazaré, a vós, queridos Escuteiros e Guias da Europa, e a vós, amigos das Equipas de Nossa Senhora.
Rezarei cada dia por todos vós e confio-me às vossas orações para que seja um Santo Sacerdote e Monge Cartuxo.
[…] Sê-de Santos!”

Não foi a primeira, mas a última vez que lhe ouvimos a expressão “Queridos Escuteiros e Guias da Europa”. E sabia-mo-lo que o éramos de facto. Sabê-mo-lo!

domingo, 29 de abril de 2007

Promessas em Queluz-1989


Eurojam 94-Viterbo-Itália


Encontro alguns anos depois

No dia 25 de Abril passado foram convocados os antigos Escuteiros da Europa de que se conseguiram contactos (pena não termos conseguido o de todos) para um convívio. Mesmo assim fomos bastantes e para os próximos encontros esperamos ser ainda mais.
Por isso, estamos em crer que este blog servirá também para nos juntarmos.
Fica um "cheirinho", em registo fotográfico, da boa disposição que ali se viveu .
Tentem adivinhar quem são eles.

Só mais outra: Visita do SS. João Paulo II (1982)

Guias e Escuteiros de Queluz

Antes de mais, umas fotos da fundação


Não foi a primeira actividade de que há registo fotográfico, mas das primeiras. Jamboree-no-ar de 1980(?).

Quem se vê: Carlos Nuno Adrega, José Eduardo Chantre (o fotógrafo), José Eduardo Rito, Álvaro, Nuno Faria, Rui Rocha, Carlos Alves (CT4MV), Nelson Alves (CT1MV) e Cristina Rolo.